Timidez, orgulho e perfeccionismo

Timidez, orgulho e perfeccionismo

Em muitos dos casos, a Timidez é causada não por outra coisa, senão o orgulho.

O orgulho quer preservar seu ego, quer preservar a máscara, a fachada que você cria pra você mesmo. Então muitas pessoas sentem pavor de quebrar essa fachada, de quebrar essa máscara. De por exemplo: passar por um constrangimento, medo de errar, medo de ser criticado, medo de que os outros falem de você mesmo pelas costas.

Todos esses medos na verdade, são o medo de você perder aquilo que você já criou socialmente. Medo de ser exposto ao ridículo. Ora, se você está com todos esses medos é mais do que óbvio que você está tentando preservar a sua imagem. As vezes isso é causado por um sentimento de perfeccionismo elevado ao extremo e talvez você nunca fez essa associação que a sua timidez pode sim estar associado a um sentimento de perfeccionismo que você carrega. Experimente fazer isso e talvez esse seja o seu caso e conseqüentemente a sua solução. Pegar mais leve com você mesmo, se permitir errar, se você se colocar num grupo e nem tudo sair como você imaginou que deveria sair… tudo bem! Qual é o problema?

Se você gostaria de se apresentar para uma pessoa, mas sente que não tem as palavras certas, coloque as palavras erradas, coloque qualquer palavra, mas vá gradualmente perdendo esse orgulho, ou seja, esse sentimento de perfeccionismo de que você nunca pode errar, de que você nunca pode pisar na bola, de que você nunca pode cometer um ato, uma palavra, um gesto, um movimento inadequado, porque então seria julgado pelas outras pessoas, alias se você ficar preocupado com o julgamento alheio, você nunca vai fazer absolutamente nada na sua vida. As pessoas têm o direito de se expressar, cada um pensa como quer pensar, cada um age como quer agir, mas se você ficar se segurando, não fazendo as coisas porque tem o medo de ser criticado, isso só está revelando um auto sentimento de perfeccionismo e conseqüentemente o orgulho muito grande porque você não pode errar você não pode pisar na bola, porque você não pode ter nenhuma atitude inadequada. E isso somente prejudicaria você.

Fonte: Vídeo Youtube – Auto-Ajuda – As causas da Timidez

Comentários

Douglas Oliveira Rodrigues

Sou jovem, profissional de TI, sei aproximadamente 6 acordes de violão, cristão, adorador, e apaixonado pelo Senhor.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho

%d blogueiros gostam disto: